top of page

Crack

Cocaína, que na verdade é cloridrato de cocaína, apenas pode ser administrada por via intravenosa ou inalação. Contudo esta é transformada em crack (cocaína sob a forma de base) o que permite que possa ser fumada.

O crack é seis vezes mais potente que a cocaína provocando uma rápida dependência e física e levando a morte por ação sob o sistema nervoso central e o coração. É mais barato e fácil de consumir que a cocaína e muitas comunidades “destroem-se” a sua custa. Muitos viciados em cocaína mudam para o crack uma vez que que este alem de mais baratos apresenta efeitos mais intensos. Contudo, uma dose de crack apesar de ser mais potente, tem efeitos menos prolongados do que a mesma dose de cocaína, sendo portanto incorreto dizer que o crack é mais barato que a cocaína.

O crack apresenta maiores risco de morte do que a cocaína, uma vez que ao ter efeitos mais intensos leva a uma depressão mais prolongada.

Referências bibliográficas:



[20] Pope SK, Falc RS, Carlson RG, Leukefed C, Booth BM (2011) Characteristics of Rural Crack and Powder Cocaine Use: Gender and Other Correlates. The American Journal of Drug and Alcohol Abuse 37:491–496





bottom of page