top of page

Mecanismo de dependência

Nos humanos, o stress tem um papel de elevada importância na dependência de drogas, sendo responsável pelo desejo de consumir bem como a recaída.


O eixo HPA (Hipotálamo-hipófise- adrenal) é activado pelo stress e pelo uso de cocaína, que atuam no SNC aumentando a concentração sináptica de dopamina nos núcleos do SNC (como por exemplo, núcleo accumbens, córtex pré-frontal) resultando na libertação de CRF (factor de libertação de corticotrofina) pelo hipotálamo. O CRF liga-se a receptores específicos no SNC, provocando a libertação da ACTH (hormona adrenocorticotrofina) que estimula a biossíntese e secreção de adrenocorticoesteróides como o cortisol. Indivíduos dependentes de cocaína frequentemente exibem níveis de cortisol e ACTH elevados. Isto vai ter efeitos a nível da fenda sináptica provocando um aumento de dopamina, resposável pelos efeitos comportamentais, aumento da sensibilidade aos efeitos da cocaína bem como procura incessante pela droga.


Pelo esquema, conseguem-se identificar alguns pontos com interesse farmacológico no tratamento e prevenção de recidiva.



 

Figura 14 - Eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e influência da cocaína

Winhusen T, Somoza E (2008) The HPA axis in cocaine use. Journal of addictive diseases 20 (3):105-119

Referências bibliográficas:



[11] Goeders NE (2002) Stress and cocaine Addiction. The journal of pharmacology and experimental therapeutics 301(3):785-789

[12] Winhusen T, Somoza E (2008) The HPA axis in cocaine use. Journal of addictive diseases 20 (3):105-119

bottom of page